2017 Olubajé Festival
Ilé Àṣẹ Ayinla Òpó

Event unavailable.

Selon le cas, de nouvelles dates appraîtront bientôt ou l'activité proposée sera définitivement supprimée.

Sun 17 September à 12:00/strike>

Ilé Àṣẹ Ayinla Òpó
Estrada do Barrocão, km 5,4
12980000 Joanópolis
Brazil
OLUBAJÉ
A palavra Olubajé vem da elisão de Olú, O Senhor; Ba, Aceita; Je, Comer) é nome dado a este ritual específico para o Orixá Obaluaye.
É uma cerimônia com muita fartura, onde a comida é feita com todos os cereais e todas as folhas. Porque ele lida como a saúde.
O Olubajé é feito pra reverenciar o orixá, para que ele tenha misericórdia de nós, porque sem saúde não adianta ter nada, é a coisa primordial para o ser humano, mas também tem o sentido de mostrar para as pessoas a importância da alimentação. Sem alimento, não somos nada.
Aprendemos com Obaluaye que a saúde começa com a alimentação.
Especialmente, mas não necessariamente, mês de agosto a maioria dos templos de Candomblé celebram Obaluaye com a cerimônia do Olubajá.
O nome Obaluaye vem de Obá, rei; Olu, dono, senhor, Aye, mundo visível, a Terra.
Obaluaye é o dono do mundo dos vivos, o Rei da terra.
O Olubajé é ritual especifico para este Orixá, onde comidas são servidas aos convidados em uma folha de mamona no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos participantes.
Obaluaye é ligado a terra e é o detentor de seus segredos. Ele também é relacionado com as árvores e com os espíritos que as habitam.
Orixá da renovação da vida, o grande redentor de todas as mazelas que atingem os seres humanos, o senhor da riqueza da terra.
Source: www.facebook.com